A Comissão Permanente do Fórum de Leigos da Espanha enviou uma declaração na qual especificava que seguiram “com preocupação” a tramitação da nova lei educacional e, segundo ressaltam, “o campo da Educação é um dos pilares fundamentais da nossa sociedade que deve ser preservado para o bem das pessoas e pensando no futuro”.

O Fórum de Leigos Espanha é composto por um grande número de associações e movimentos laicais da Igreja Católica Espanhola e constitui um âmbito de diálogo, reflexão, formação e projeção social, ética e religiosa.

Enfatizam que “a pessoa deve estar sempre no centro de qualquer processo educativo; é necessário salvaguardar o seu valor e a sua dignidade”, que “a família constitui a primeira comunidade educativa e é imprescindível garantir a liberdade dos pais na educação dos filhos” e que “o ensino é o grande suporte para a transformação da sociedade” .

Desse modo, destacam que é “urgente e essencial continuar apostando na educação integral com todas as suas facetas, humana, científica, cultural, espiritual, e por isso consideramos imprescindível uma formação moral em valores e uma espécie de religião que não se desvalorize”.

Do Fórum de Leigos também reforçam que se trata de um tema tão importante que seria "imprescindível que fosse abordado desde o maior consenso social e sobre a base de um diálogo profundo” e destacam que “não pode haver uma lei educativa cada vez que mude o lado político no governo” e, por isso, exortam a “trabalhar pensando no futuro e naqueles que irão vivê-lo”.

Expressaram também o desejo de "uma escola voltada para as pessoas mais vulneráveis, lutando por conquistar a igualdade de oportunidades para seus alunos e com recursos suficientes para garantir a gratuidade".

Do mesmo modo, agradeceram as numerosas iniciativas lançadas para evidenciar a importância de um Pacto Educativo Global e recordaram as palavras do Papa Francisco nas quais afirma que “hoje é necessária uma etapa renovada de compromisso educativo, que envolva todos os componentes da sociedade".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: