Antonia Salzano, mãe do beato Carlo Acutis, e José María Zavala, diretor do filme “O Céu não pode esperar” sobre a vida do adolescente italiano, falaram da profunda amizade espiritual que une Carlo a são Pio de Pietrelcina.

Carlo Acutis (1991–2006) morreu aos 15 anos de leucemia. Ele ajudou os pobres, promoveu os milagres eucarísticos e ofereceu seu sofrimento pelo papa, pela Igreja e pela conversão dos pecadores.

São Pio de Pietrelcina (1887–1968), também conhecido como padre Pio, foi um frade capuchinho italiano que teve os estigmas de Cristo, o dom da profecia, visões místicas e que se destacou em seu ministério por longas horas atendendo no confessionário.

No filme "O Céu Não Pode Esperar", Antonia Salzano relembra um episódio pouco conhecido de sua experiência pessoal com o padre Pio.

Uma noite, ela pôde ver com clareza em um sonho o padre Pio, que lhe disse: “Levante-se, seu filho está doente”. Ela foi ver Carlo em seu quarto e viu que ele estava realmente doente e com febre.

Num vídeo publicado em 2021, Antonia lembra que seu pai era amigo da mulher que recebeu o milagre que permitiu a canonização do padre Pio em 2002.

Antonia conta ainda que Carlo Acutis era muito devoto da Eucaristia por causa da devoção que via no padre Pio, e que algo semelhante acontecia com o anjo da guarda e com as almas do purgatório.

“Como o padre Pio, Carlo também era muito devoto de seu anjo da guarda. Ele disse que se chamava Gabriel e, assim como o padre Pio, tinha diálogos contínuos com seu anjo da guarda”, conta Antonia.

Sobre “a devoção às almas do purgatório, Carlo também viu algumas coisas das almas do purgatório que lhe pediam orações”, continua a mãe do beato.

Antonia Salzano também destaca a devoção do beato Carlo Acutis e do padre Pio ao arcanjo são Miguel, a são Francisco de Assis e a Nossa Senhora de Fátima.

Num vídeo publicado em 19 de fevereiro de 2023, José María Zavala fala da conexão de Carlo Acutis e do padre Pio com o arcanjo Miguel, especificamente no local conhecido como Monte Sant'Angelo, perto de San Giovanni Rotondo, onde morou o santo capuchinho.

O padre Pio enviava para este lugar as pessoas que estavam afetadas pelo demônio para que fossem libertadas pela intercessão do arcanjo na gruta onde ele apareceu.

Zavala também conta que uma tia de Antonia Salzano era filha espiritual do padre Pio, e ela lhe contou que a sua sobrinha havia nascido e pediu que rezasse por ela

“E o padre Pio disse 'eu a abençoo, eu a abençoo', e de fato ele a abençoou à distância, e essa bênção fez efeito, porque, por intercessão de Carlo Acutis, de seu próprio filho, Antonia Salzano teve uma conversão, e não só ela, mas o marido e os irmãos, toda a família”, disse Zavala.

José María Zavala falou então de uma coincidência de datas. O beato fez a sua primeira comunhão em 16 de junho de 1998 e em 16 de junho de 2002 o padre Pio foi canonizado pelo papa João Paulo II "na cerimônia de canonização mais massiva de toda a história da Igreja".

Em 24 de maio de 2003, Carlo Acutis fez a sua crisma, véspera do aniversário do padre Pio, que é 25 de maio.

Confira também:

Mais em