O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, detalhou na manhã de ontem a agenda do Papa Bento XVI até o dia 28 de fevereiro, último dia de seu pontificado.

No sábado, 16 de fevereiro às seis da tarde, está prevista uma audiência privada e pessoal com o senador e ex-primeiro ministro italiano Mario Monti.

O Padre Lombardi explicou que no dia 12 de fevereiro, na Embaixada da Itália, se realizou o encontro anual com as instituições do país, no qual participou o presidente da República Giorgio Napolitano, junto ao presidente do Conselho de ministros Monti.

Nesse encontro, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, conversou com cada um deles de modo pessoal e lhes comunicou o convite, de parte do Papa, para ter uma audiência privada com eles antes do término do seu pontificado.

Três líderes políticos se reunirão com o Papa nestes dias: O Presidente da Romênia será recebido em 15 de fevereiro e o Presidente da Guatemala se reunirá com o Santo Padre no dia seguinte, dia 16.

Dois grupos de bispos italianos, um da Ligúria e outro da Lombardia, também serão recebidos em audiência como parte de sua visita ad limina, entre os dias 15 e 16 de fevereiro, respectivamente.

Por essa razão, o Papa Bento XVI receberá o presidente Giorgio Napolitano quando este regresse de sua viagem aos Estados Unidos, no próximo 23 de fevereiro às 11:30 a.m., logo depois do término dos exercícios espirituais de Quaresma do Santo Padre e da Cúria do Vaticano que começarão no dia 17.

Na segunda-feira 18 de fevereiro pela manhã, o Santo Padre se reunirá com alguns cardeais em audiência privada.

Na quarta-feira, 27 de fevereiro, será a última audiência geral do Papa, ocasião durante a qual Bento XVI receberá, conforme afirmou o Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Pontífice para a diocese de Roma, os fiéis locais que irão para saudar o Santo Padre.

Em 28 de fevereiro, último dia do pontificado, às 11:00 a.m. na Sala Clementina do Palácio Apostólico, os cardeais saudarão o Papa de modo pessoal e o Pontífice se despedirá de todos eles.

Ao redor das 5:00 p.m. está prevista a partida de Bento XVI em helicóptero com destino às Vilas Pontifícias de Castelgandolfo. Assim, às 8:00 p.m., como estabeleceu o mesmo Pontífice, vai iniciar o período de Sede Vacante.

Por esta razão, explicou também o Pe. Federico Lombardi, para o mês de março, as visitas ad limina Apostolorum previstas, as audiências gerais e especiais assim como as pregações das sextas-feiras de Quaresma serão anuladas.

O sacerdote jesuíta indicou que não estão previstos encontros com outros políticos ou novas audiências além das já programadas. Naturalmente, precisou, o Papa sempre é livre de decidir qualquer mudança.