Na terça-feira 27 de novembro 80 religiosas na China correram na Maratona Internacional de Pequim com o fim de divulgar e promover as obras de caridade da Igreja Católica.

Conforme informa a agência vaticana Fides, entre os 30 mil corredores, as religiosas, de 16 províncias chinesas, correram por 30 projetos de caridade relacionados a anciãos, pobres, crianças deficientes, órfãos, entre outras.

Uma destas irmãs foi Yu Chun Jing da Congregação das Almas do Purgatório de Xing Tai, que participa da maratona desde 2009, continua participando da prova até hoje, como confirmou durante uma coletiva de imprensa em 23 de novembro na presença de todos os principais jornais chineses e estrangeiros.

Jinde Charity, a organização católica de caridade chinesa que organiza o evento "Corra pelas obras de caridade da Igreja" também se propôs a sensibilizar a comunidade católica de Pequim para promover a iniciativa e o apoio aos seus projetos. Durante uma Missa celebrada no dia 24 de novembro, poucos dias antes das freiras participarem da corrida, na paróquia da Imaculada Conceição, os fiéis recolheram 3 mil dólares americanos para obras caritativas das irmãs.

Além disso, Jinde Charity, entidade caritativa chinesa organizadora de "Corra para as obras caritativas da Igreja" sensibilizou a comunidade católica de Pequim para promover a iniciativa e apoiar os projetos. Durante a missa celebrada em 24 de novembro, na paróquia da Imaculada Conceição, os fiéis arrecadaram 17.399 ¥ (cerca de 2.400 euros).

O site oficial da Maratona dedicou um espaço ao "2012 Run for Charity" com artigos das religiosas que apresentam obras destinadas a pessoas idosas e sós, doentes, crianças com deficiências e órfãos.

Em 2009, apenas 10 religiosas de duas províncias participaram da maratona, por curiosidade; em 2010, apresentaram-se 44 religiosas para 13 projetos de caridade; em 2011, ano que foi lançada oficialmente a iniciativa “Corra pelas obras de caridade da Igreja”, participaram 52 (com 4 sacerdotes e 2 seminaristas) em 14 projetos. Também sete freiras e um sacerdote percorreram todo o percurso de 42.195 km em pouco mais de 5 horas (5 religiosas são da mesma congregação, Servas do Espírito Santo), informou a agência fides.