Na terça-feira, 1º de dezembro, informou-se que 76 religiosas franciscanas testaram positivo para o coronavírus no Convento de Thuine, no noroeste da Alemanha, na fronteira com a Holanda.

Segundo informa Associated Press (AP), outras 85 religiosas testaram negativo nos exames. “Estamos gratas de que até agora ninguém esteja no hospital”, disse a superiora, Ir. Maria Cordis Reiker.

As autoridades de saúde locais colocaram todo o convento em quarentena no final da semana passada, depois que os primeiros casos de coronavírus foram descobertos.

A maioria das freiras na Alemanha são mulheres mais velhas, dado que os conventos tiveram poucas vocações nas últimas décadas.

A Irmã Reiker disse que ainda estão aguardando os resultados dos testes dos 160 funcionários leigos, incluindo aqueles que trabalhavam na casa de repouso, na cozinha e na lavanderia do convento.

As religiosas também administram um internato para crianças e outras escolas, incluindo uma vocacional. “Não sabemos como as coisas continuarão em relação às nossas escolas, tudo está mudando”, disse Ir. Reiker.

Em toda a Alemanha, 13.604 pessoas testaram positivo nas últimas 24 horas e outras 388 morreram de COVID-19, de acordo com o centro nacional de controle de doenças, o Instituto Robert Koch.

O instituto informou que embora a quantidade de novos casos de vírus esteja diminuindo entre os jovens na Alemanha, estes estão aumentando entre os idosos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: