A Associação Encontro Matrimonial outorgou mais um ano o Prêmio ‘Toda Una vida’, com o objetivo de homenagear o casal que completou mais anos de vida matrimonial na Espanha. Na edição de 2016, os ganhadores foram Francisca com 99 anos e Florencio com 101. Ambos nasceram em Sonseca, um povoado de Toledo.

 

Em entrevista ao jornal ‘El Mundo’, Francisca afirmou: “Meus filhos estão fazendo a mesma coisa conosco, estão pendentes de tudo, porque lhes ensinei assim, dando exemplo”.

“Muita paciência” é o segredo do seu êxito, afirmou esta mulher de 99 anos.

“Não repetir aquilo que já sabemos que não faz bem ao outro, pense bem, muito devagar, porque parece uma coisa e logo é outra, algo que os casais atualmente não sabem fazer! E isto é para sempre... Embora possamos dar muitos conselhos, sempre será difícil acertar”, prossegue.

Este casal tem 7 filhos, 18 netos e 17 bisnetos; e já são tataravós. Seus filhos são: Concha, Florencio, Marcos, Eufemio, Francisco, Juanito e Sagrario.

Sobre sua esposa, Florencio afirmou: “Foi uma ótima mãe e muito boa esposa para mim e com isso já disse tudo”.

Embora se conheçam desde criança, este amor esperou muito tempo para o casamento, pois começou a guerra. “No mesmo dia em que esta começou, me mandaram ao galpão do Teatro Real, em Madri, e não saí dali até três anos depois, quando tudo terminou”, recordou Florencio.

Quando voltou para Sonseca, voltou também para Francisca, mas em 1939 ainda não era o tempo para se casar “porque não tinham nada”, recordam ambos. Tiveram que esperar mais três anos, até 1942, quando finalmente começaram a aventura da sua união ante Deus.

Eles receberam o prêmio no último dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim.

Na edição de 2015, os ganhadores foram um casal de Betxí, Castellón, eles haviam celebrado 75 anos de casamento.

Com este concurso, o Encontro Matrimonial busca que a sociedade reflita acerca do amor para sempre. “Acreditam que eles não são uma exceção, que o amor pode durar a vida inteira e que isso não é questão de sorte: se você quer amar, é possível”, asseguram em sua página.

Em seguida, precisam que “é possível aprender a amar: cuidar da relação e da comunicação, administrar essas diferenças que qualquer casal tem, desfrutar da vida inteira como casal é algo que é possível aprender”.

O Encontro Matrimonial oferece aos casais uma formação específica para melhorar sua relação, especialmente através dos chamados “Fim de semana especial”.

Encontro Matrimonial é uma associação católica liderada por casais, presente na Espanha há 40 anos. A cada ano, mais de 30.000 casais em mais de 90 países conseguem renovar seu amor graças a estes encontros.

Confira ainda:

Mais em