No domingo 13 de março, cerca de cinco mil pessoas -incluindo 900 ex-anglicanos- reuniram-se na Catedral de Westminster, para expressar seu desejo de formar parte da Igreja Católica.

Conforme informou a agência SIR, os 900 ex-anglicanos querem participar do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, segundo a Constituição Apostólica "Anglicanorum coetibus" que em janeiro passado entrou em vigor como resposta ao pedido de alguns ex-anglicanos para formar parte da Igreja Católica.

Em total são 61 os ex-líderes anglicanos que apresentaram sua petição de ingresso à Igreja, "o testemunho de tantas pessoas que tomaram esta decisão que mudará suas vidas é muito alentador", explicou Dom Kieran Thomas Conry, responsável pela evangelização e catequese da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales ao SIR.

Dom Conry assegurou que a cada ano, muitas pessoas se aproximam das dioceses com experiências e talentos únicos, "a comunidade católica lhes dá as boas-vindas com afeto, amizade e o compromisso de oração".

Para formar parte da Igreja Católica, os ex-anglicanos devem viver uma etapa de transição que inclui antes do chamado "processo de iniciação cristã para adultos", consistente em um período de preparação apoiado na oração e a formação.

Em novembro de 2009, a Santa Sé publicou a Constituição Apostólica "Anglicanorum coetibus" para a criação do Ordinariato Pessoal dirigido àqueles anglicanos que queiram entrar em plena comunhão com a Igreja Católica.

O Arcebispo de Westminster, e presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales, Dom Vincent Gerard Nichols, explicou que esta disposição está aberta a todos os anglicanos e ex-anglicanos do mundo, e não só para aqueles da Inglaterra e Gales.