Este ano de 2021 "será um bom ano se cuidarmos dos outros, como a Virgem faz conosco", afirmou o Papa Francisco, disse na homilia da Missa de Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, celebrada esta sexta-feira 1º de janeiro de 2021 na Basílica de São Pedro no Vaticano.

A homilia do Papa foi lida pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, dado que o Santo Padre não pôde presidir à Missa devido a uma forte dor ciática.

Na homilia, o Papa exortou no início deste ano a “encontrar tempo para os demais. O tempo é uma riqueza que todos nós temos, mas da qual temos ciúmes, porque queremos usá-la apenas para nós ”.

“Temos que pedir a graça de encontrar tempo para Deus e para o próximo: para quem está só, para quem sofre, para quem precisa de ser ouvido e cuidado. Se encontrarmos tempo para dar presentes, ficaremos surpresos e felizes ”, frisou o Papa.

Abençoar, nascer e encontrar

Na homilia lida pelo Cardeal Parolin, o Papa Francisco destaca os três verbos que se realizam em Maria, Mãe de Deus: "Abençoar, nascer e encontrar".

Em primeiro lugar, abençoar. O Papa sublinhou que Maria, “abençoada pela graça”, “nos traz a bênção de Deus” porque “onde ela está chega Jesus”.

 “Acolhendo Maria somos abençoados, mas também aprendemos a abençoar. A Virgem, de fato, ensina que se recebemos a bênção devemos dá-la. Ela, a bendita, foi uma bênção para todos os que a encontraram ”.

O Papa lamentou que “o mundo esteja seriamente contaminado por dizer coisas más e por pensar mal dos outros, da sociedade, de si próprios. Mas a maldição corrompe, faz tudo degenerar, enquanto a bênção regenera, dá força para começar de novo. Peçamos à Mãe de Deus a graça de ser alegres portadores da bênção de Deus para os outros, como ela é para nós ”.

O segundo verbo é nascer. Ele ressaltou que "São Paulo observa que o Filho de Deus nasceu de uma mulher".

Portanto, “o coração do Senhor começou a bater em Maria, o Deus da vida tirou dela o oxigênio. Desde então, Maria nos une a Deus, porque nela Deus se uniu para sempre à nossa carne ”.


Maria “não é apenas a ponte entre Deus e nós, é ainda mais: é o caminho que Deus percorreu para nos alcançar e é o caminho que devemos percorrer para chegar a Ele”.

Jesus nasceu de uma mulher e cresceu com paciência. As mulheres conhecem essa concreção paciente, nós, homens, muitas vezes somos mais abstratos e queremos as coisas imediatamente; as mulheres são concretas e sabem tecer os fios da vida com paciência. Quantas mulheres, quantas mães fazem assim nascer e renascer a vida, dando um futuro ao mundo ”.

O terceiro verbo é encontrar. Os pastores, explicou o Papa Francisco, quando foram ao encontro de Maria, José e o Menino, “não encontraram sinais prodigiosos e espetaculares, mas uma família simples. Lá, porém, encontraram verdadeiramente Deus, que é grandeza nas coisas pequenas, força na ternura. Mas como os pastores encontraram este sinal comum? Eles foram chamados por um anjo ”.

Da mesma forma, "não teríamos encontrado a Deus se não tivéssemos sido chamados pela graça."

“Nós o encontramos, mas não devemos perdê-lo de vista. O Senhor, de fato, não se encontra uma vez definitiva: temos que encontrá-lo todos os dias ”, insistiu o Pontífice.

Confira: