A poucos dias de terminar o Ano Santo da Misericórdia, a licenciada Alejandra María Sosa Elízaga respondeu, em um artigo publicado por ‘SIAME’, a 10 perguntas mais comuns sobre as indulgências.

A seguir, confira as suas 10 respostas.

1. O que é uma indulgência?

Uma graça que a Igreja concede, pelos méritos de Jesus Cristo, de Maria e todos os Santos, para apagar a pena temporal que permanece como consequência do pecado.

2. A indulgência apaga os pecados?

Não. A indulgência é aplicada aos pecados que já foram perdoados.

3. Por que se o pecado é perdoado, fica uma pena?

Para entendê-lo, cabe colocar este exemplo: Um menino desobedece ao seu pai que lhe pediu para não jogar bola dentre de casa, e quebra a janela. Arrependido, pede perdão. Seu pai o perdoa, mas há uma consequência: deve pagar pelo vidro que ele quebrou. A mãe e os irmãos do menino decidem ajuda-lo, com a permissão do seu pai, a pagar a dívida.

Assim também, o pecado confessado é perdoado, mas fica uma pena que deverá ser paga, assim a nossa Mãe, a Igreja, nos ajuda a pagar com as indulgências.

4. Quantos tipos de indulgências existem?

Duas: “parcial”, que perdoa semente uma parte da pena; e “plenária”, que perdoa completamente a pena.

5. Por quem posso oferecer a indulgência obtida cada dia?

Por você ou por um defunto. Também pode encomendá-la à Maria, para que Ela a distribua a uma alma necessitada. Somente pode ser aplicada às almas que estão no Purgatório; as que estão no Céu, não necessitam e as que estão no Inferno não a aproveitam, pois já não sairão de lá. Como não sabemos se as almas dos nossos defuntos já estão no céu, convém continuar oferecendo indulgências plenárias por elas.

6. Posso pedir a indulgência plenária por outra pessoa viva?

Não.

7. Qual efeito a indulgência plenária produz na alma?

Quando é aplicada a você, liberta da pena temporal de pecados confessados e perdoados, desde o momento do seu Batismo até o dia no qual obtenha a indulgência plenária.

Quando é aplicada a um defunto, é uma grande obra de misericórdia, pois o liberta da pena dos seus pecados perdoados, o que poderia ajudá-lo a sair do Purgatório e ir para o céu. Dizia Santa Catarina de Sena, que as almas que ajude assim estarão eternamente agradecidas, rezarão sempre por você e, ao chegar ao céu, irão recebê-lo.

8. Se uma pessoa que se confessou e obteve a indulgência plenária morresse, iria ao céu?

Sim, sempre e quando não tiver nada que purificar, no sentido de apegos, pecados veniais não confessados (e, portanto, não perdoados).

Mais em

9. Quantas indulgências posso obter?

Uma por dia.

10. Como posso obter a indulgência plenária?

Deve estar na graça de Deus e ter total rechaço ao pecado (ter se confessado); participar da Missa completa; comungar; rezar pelas intenções do Papa (por exemplo: Pai Nosso, Ave Maria e Credo); e fazer o que a Igreja pedir para receber essa indulgência.

Por exemplo, rezar meia hora diante do Santíssimo exposto; ou ler e meditar a Palavra de Deus durante meia hora; participar devotamente em uma Via Sacra; participar da oração do Santo Rosário em uma igreja; ou, neste Ano Santo da Misericórdia, cruzar uma Porta Santa.

Várias Portas Santas foram abertas, em Basílicas, Catedrais, paróquias e outros lugares, e serão fechadas, em todo mundo, no domingo, 13. Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, será fechada quando o Papa encerrar o Jubileu, no dia 20 de novembro.

Confira também: