O Movimento Cristão Libertação (MCL) afirmou no quinto aniversário do Projeto Varela, que este seguirá reclamando um referendo para que o povo cubano dita se quiser ou não mudanças nas leis, garantam-se seus direitos e possa decidir seu futuro.

"Não perguntamos se o povo tem ou não direitos, estamos proclamando que os tem e reclamando que se o da voz ao povo para que soberanamente se possa pronunciar, civicamente sobre sua vida e seu futuro", afirmou o MCL em um comunicado.

Ao comemorar o quinto aniversário da apresentação do Projeto Varela ante a Assembléia Nacional do Poder Popular, o MCL recordou aos muitos cubanos que ajudaram a impulsioná-lo e que por isso "foram condenados a prisão injusta". "Eles e todos os prisioneiros políticos pacíficos merecem a comemoração e a solidariedade de todos, porque estão na prisão somente por defender os direitos de todos os cubanos", expressou.

O texto afirmou que o projeto segue vivo e vigente, "porque continua sendo a demanda legal cidadã para que as leis troquem e garantam certos direitos fundamentais". Indicou que esta é à maneira de que o povo cubano possa realizar todas as transformações necessárias que lhe permitam construir uma nova etapa em sua história.

"Por que eu não posso falar e me expressar livremente e dizer que opino diferente ao Governo sem ser reprimido, se disserem que estamos em uma democracia? Por que procurar o pão de cada dia se converte em um delito? Por que não posso viajar livremente ao exterior? Por que não posso viver em qualquer lugar de minha pátria, se for cubano? Por que meu salário não é suficiente para a comida de minha família enquanto alguns dirigentes privilegiada vivem como ricos?", chamou o MCL a questionar-se.

A mensagem afirmou que não "há justificação para negar os direitos" e que quando isso ocorre, "estabelece-se a injustiça e já o povo não pode exercer sua soberania" porque não pode decidir sobre sua vida.

Nesse sentido, indicou que o Projeto Varela é a solução pacífica para que "sem intervenções nem ingerências estrangeiras", Cuba chegue à paz e a liberdade, com reconciliação e sem ódios.

Mais informação no site http://www.mclpaya.org/