O Partido da Revolução Democrática (PRD), denunciará ante a Secretaria da Governo ao Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, por ter opinado contra a legalização do aborto no DF. Para o PRD, que impulsionou as mudanças anti-vida na capital mexicana, falar contra o aborto é "entremeter-se em assuntos políticos".

Em entrevista com um meio local, o Secretário Geral do PRD, Guadalupe Acosta Naranjo, disse que a acusação se deve aos chamados do Cardeal a não apoiar aos partidos que promovem o aborto e as uniões homossexuais.

Disse que ao chamá-los "filhos das trevas" e "mata crianças", o Arcebispo "está exacerbando o estado de ânimo contra nosso partido em Guadalajara, e amanhã (hoje quinta-feira) vamos apresentar as provas".

O representante do PRD se referiu às declarações do Cardeal Sandoval Íñiguez recolhidas por Semanário, órgão informativo da arquidiocese.

Nelas, o Arcebispo pediu aos paroquianos preparar-se para lutar contra a cultura de morte que quer impor, e lhes recordou que um católico de convicção não pode votar por partidos que apóiam o aborto ou as uniões homossexuais porque atentam contra a lei de Deus e a vida humana.

Em suas declarações, o Cardeal não mencionou o PRD e recordou aos fiéis como deve ser o comportamento de um católico coerente.

Uma denúncia similar foi apresentada em abril contra o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, e seu porta-voz, o Pe. Hugo Valdemar; por opor-se também à despenalização do aborto no DF.

O artigo completo de Semanário se encontra em http://www.semanario.com.mx/2007/535-05062007/Especial.hTML