O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, que participa da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe em Aparecida, avaliou a viagem do Papa Bento XVI ao Brasil e assegurou que o Pontífice iniciou uma "grande revolução" no continente.

Segundo o Cardeal, o Santo Padre deixou mensagens memoráveis para tudo e sua viagem revolucionou toda a América Latina com perguntas pontuais: Como reforçar a identidade católica de cada um de nós? O que quer dizer ser católico?

Para o Cardeal Cipriani, a estadia do Papa no Brasil supôs "momentos cada um melhor que o outro, porque falou a juventude, a família e o povo respondeu com uma alegria como não era de imaginar".

Do mesmo modo, recordou que o Pontífice sempre foi um homem de uma sensibilidade e uma proximidade muito grande com o povo, mas ao mesmo tempo tem uma capacidade intelectual, e uma formação que o converte em um privilégio, por sua valiosa contribuição ao que está passando no mundo.

"Se lermos devagar o discurso de inauguração, da V Conferência Geral do CELAM que ocorreu no último domingo, dia 13 de maio, acredito que vai ser motivo de muitas conversas no mundo inteiro para confrontar de melhor maneira os desafios da globalização, da pobreza, da marginalização, do machismo e do ataque à família", expressou.

Do mesmo modo, indicou que o Papa lançou a provocação à classe política e empresarial de enfrentar o desenvolvimento sem mutilar a realidade. "Francamente, encontro-me transbordado e muito contente por esta maravilhosa lição que nos deu o Papa Bento XVI", concluiu.