O Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Dom. Antonio Cañizares Llovera, criticou o filme Mar a Dentro por realizar um alegação por escrito a favor da eutanásia e lamentou que os meios de comunicação e diversas instituições fizessem "propaganda" do longa-metragem "como defesa" desta prática.

O filme do cineasta espanhol Alejandro Amenábar mostra a história de Ramón Sanpedro, um tetraplégico que fora ajudado a se suicidar por um de seus amigos, apresentando-o como um herói.

Do mesmo modo, Dom Cañizares estendeu suas críticas a todos aqueles que aceitam o matrimônio entre homossexuais e a adoção de filhos por parte destes e lamentou que em diversas instituições "promovam-se iniciativas contra a família e contra a natureza".

Durante a celebração eucarística realizada no monastério extremenho de Guadalupe por motivo da comemoração do Dia de Extremadura, o Prelado se perguntou: "O que  está acontecendo?”, respondendo em seguida: "Que estamos perdendo o sentido da moral, pelo que é bom e o que não".

Igualmente, Dom Cañizares ressaltou o "laicismo crescente" que vive a sociedade, promovido, assegurou, por diversas instituições e meios de comunicação.

O Arcebispo reprovou que alguns "se empenhem em que se destruam aspectos morais básicos como o respeito à vida, o verdadeiro matrimônio e a verdadeira família" e terminou argumentando que "não se pode amar a Virgem e aceitar tudo isto".