O Departamento de Imprensa da Conferência Episcopal Paraguaia publicou um comunicado onde denúncia o clima de violência e insegurança que sacode o país e exige a construção de uma sociedade mais justa.

O comunicado se intitula "Pela vida e pela paz" e nele se recorda que "para viver em uma sociedade pacífica é essencial a defesa e a promoção dos direitos humanos, a promoção da responsabilidade social e um compromisso firme com a construção de uma sociedade mais justa".

O texto adverte que a corrupção "é uma violência contra o país e contra seu povo" e causa de uma maior pobreza já que "aprofunda a desconfiança para a gestão dos órgãos públicos" e tira recursos vitais para o presente e o futuro de milhares de crianças, das famílias rurais mais pobres. Além disso "priva o país dos recursos necessários para melhorar condições de vida de nossos compatriotas que, ante a falta de alternativas e o empobrecimento crescente, abandonam o campo e a pátria".

"O Estado tem a obrigação de proteger a vida e os bens dos cidadãos no marco do estrito respeito à dignidade das pessoas e às garantias que conferem a Constituição e as leis. Em nenhum caso se podem admitir situações que poderiam interpretar-se como uma possível extrapolação nas atribuições dos organismos públicos de segurança e de seus funcionários", indica o documento.

Referindo-se ao aumento da violência criminal, o escritório precatório "às autoridades a adotar todas as medidas para garantir a vida das pessoas" e recordam que "a paz periga quando às pessoas não lhes reconhece aquilo que lhes é devido quanto a sua condição humana, quando não se respeita sua dignidade e quando a convivência não está orientada para o bem comum".