O encarregado de comunicações do CELAM, Pe. David Gutiérrez, divulgou em coletiva de imprensa que, antes de chegar ao documento final da V Conferência Geral, este passará por quatro elaborações que serão submetidas a voto.

O sacerdote colombiano explicou que na primeira votação se aprovará o "esquema, onde haverá provavelmente alguns elementos do Documento Síntese. Com esse esquema aprovado se farão três votações que servirão para chegar ao Documento Final".

Em seguida, o porta-voz da V Conferência, Dom Héctor Gutiérrez, disse que a comissão do documento final revisará "se não houver repetições ou problemas idiomáticos, para chegar logo ao documento" que será emitido.

O Bispo colombiano afirmou, logo depois de uma pergunta sobre o papel dos laicos participantes na V Conferência, que "somente os bispos terão voz e voto por ser um evento episcopal. Os laicos terão apenas voz, a menos que lhes dê essa prerrogativa (de votar)".

Deste modo informou que a comissão da Mensagem Final, que é distinto ao Documento Final, está formada por Dom Jorge Enrique Jiménez Carvajal, Arcebispo de Cartagena; quem foi eleito Presidente da mesma; Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo de Blumenau (Brasil); Dom Emilio Aranguren Echeverría, Bispo de Holguín (Cuba); Dom Álvaro Leonel Ramazini Imeri, Bispo de San Marcos (Guatemala); e Dom José Luis Chávez Botello, Arcebispo de Antequera (México).