O Papa Bento XVI já está no Vaticano, mas deixou aos bispos que participam da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, um formoso retábulo feito no Peru que, através de várias passagens e símbolos, recorda a missão evangelizadora desta reunião episcopal.

Esta obra de arte, elaborada pelo artista peruano Eduardo Velásquez, adorna o palco central da sala de sessões aonde os bispos se reúnem diariamente até o próximo 31 de maio.

O retábulo é pintado à mão, tem três corpos e cinco lados. Ao abri-lo, observa-se no corpo central uma imponente imagem de Cristo Ressuscitado com as citações "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" / "Vão e façam discípulos a todos os povos".

Visto de frente e fechado, o retábulo mostra à esquerda o escudo papal, o lema da V Conferência: "Sejam Discípulos e Missionários de Jesus Cristo para que nossos povos tenham vida n'Ele", assinatura do Pontífice e a data de início da reunião episcopal. À direita se aprecia uma pintura da Virgem de Aparecida.

Em seu interior, além do Cristo Ressuscitado, mostra à esquerda um retrato de Santo Turíbio de Mogrovejo, Padroeiro do Episcopado Latino-americano; a passagem das Bodas de Caná; o encontro de Jesus com seus primeiros discípulos e o milagre da multiplicação dos pães. À direita se aprecia Santa Rosa de Lima, a primeira Santa da América; o encontro entre Jesus e os discípulos de Emaús; Pentecostes e São Juan Diego, ante quem se apareceu a Virgem de Guadalupe.