O Departamento de Imprensa da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe divulgou que, em assembléia plenária, os bispos decidiram que ao culminar este evento eclesiástico, emitirão um documento final.

O Pe. David Gutiérrez fez este anúncio e divulgou também que já foram constituídas completamente a Comissão de Redação e a Comissão de Comunicações da V Conferência.

O Presidente da Comissão de Redação é, como informamos ontem, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires. Outros membros são o Cardeal Oscar Rodríguez, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras); Dom Carlos Aguiar Retes, Presidente do Episcopado mexicano; Cardeal Claudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero; Dom Ricardo Ezzati, Arcebispo de Concepción (Chile); Dom Julio Edgar Cabrera, Bispo de Jalapa (Guatemala); Dom Mario Moronta, Bispo de San Cristóbal (Venezuela); e Dom Ricardo Tobón, Bispo de Sonsón-Rio Negro (Colômbia).

Por outro lado, a Comissão de Comunicações está presidida pelo Cardeal Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo de Santa Cruz (Bolívia); Dom Baltasar Cardoso, Bispo de Mérida (Venezuela); Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida (Brasil); Dom José Luis Lacunza, Bispo de David (Panamá); e Dom Guillermo Ortiz, Bispo de Cautitlán (México).