O Arcebispo Emérito de Resistência, Dom Carmelo Giaquinta, advertiu que há quem procura que os católicos reneguem de sua fé, baixo supostos pedidos de perdão por enganos passados.

"O que alguns desejam não é que peçamos perdão de nossos enganos, mas sim reneguemos de nossa fé e de viver conforme a ela", assinalou.

O Arcebispo indicou que "o que procuram muitos é que como eles, aplaudamos o divórcio e o proponhamos como ideal de liberdade; que benzamos o aborto e a morte dos anciões inúteis; que brindemos porque o matrimônio já não é mais só entre varão e mulher; que os padres rompam nossas promessas".

Dom Giaquinta assinalou que quem critica à Igreja "quer que o amém signifique não e que o não seja o novo amem. Não lhes inquietam nossos pecados, mas sim o testemunho de nossa vida Santa os pressione a converter-se".

O Arcebispo Emérito de Resistencia também chamou a orar fervorosamente pela V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e do Caribe, "para que os cristãos, sendo cada vez melhores discípulos, descubramos a maravilhosa manifestação que Cristo quer nos fazer, e sejamos assim seus missionários para que o mundo cria e se salve".