No marco das intervenções dos Presidentes das Conferências Episcopais na V Conferência Geral, o representante chileno e Bispo de Valparaíso, Dom Gonzalo Duarte, destacou que a "sociedade sem Deus" danificou profundamente à família.

O também Vice-presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH) disse que "a sociedade sem Deus, egoísta e desumanizem que chegou até nós, impregnou profundamente em nossas sociedades, tanto no âmbito do pensamento, das leis, como na vida diária, e danificou muito profundamente à família".

Do mesmo modo, Dom Duarte afirmou que "o sistema democrático recuperado –não sem sofrimento– em quase todos nossos países, não cumpriu as expectativas que nele tínhamos posto", pois "não favoreceu, como se esperava, a participação, e nossos concidadãos se sentem marginados das grandes decisões que afetam sua vida e o futuro de seus filhos".

Depois de destacar que o Chile conta com dois grandes Santos como Santa Teresa dos Andes e Santo Alberto Furtado, Dom Duarte alertou que na Igreja "foi diminuindo paulatinamente a porcentagem de seus membros, que procuraram acolhida em outras confissões religiosas e não poucas vezes em seitas".

Finalmente o Bispo de Valparaíso indicou que se deve "revisar, à luz do Evangelho, nosso estilo de vida e de ação, como também o conteúdo e a pedagogia de nosso pastoral".

Além de Dom Duarte também intervieram, cada um com sete minutos por turno, os representantes das conferências episcopais dos países da América Central e do Caribe, assim como os representantes da América do Sul.

Esta tarde os bispos escolherão os membros das comissões auxiliares e provarão o sistema eletrônico de votação.