Em seu terceiro dia de trabalho, os bispos que se encontram reunidos nesta cidade participando da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe escolheram o Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, como Presidente da Comissão de Redação do documento ou pronunciamento final.

No relatório sobre as atividades realizadas o dia de hoje, o porta-voz da V Conferência Geral, Dom Héctor Gutiérrez Pabón, informou também que se criou uma Comissão para as Comunicações Sociais, para a que ainda se deve designar os membros.

O Prelado indicou além de nos pronunciamentos do dia de hoje os presidentes das conferências episcopais coincidiram em uma série de aspectos como os desafios na evangelização, o sério problema da pobreza na região e a escassez de vocações sacerdotais. O dia de amanhã, explicou Dom Gutiérrez, os bispos seguirão designando os membros das comissões restantes.

A Comissão de Redação do documento ou pronunciamento final, assunto sobre o que terão que ficar de acordo os bispos, está conformada por sete membros, três dos quais são cardeais.