O diretor do Observatório Social do CELAM, Rodrigo Guerra, recordou a necessidade de que os laicos católicos participam ativamente na vida política, como o indicou o Papa Bento XVI em seu discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.

Guerra, um dos laicos que participa da V Conferência, declarou a imprensa que "os laicos estão chamados a trabalhar nos partidos, no governo, nos sindicatos; para que o Evangelho seja proposto novamente no âmbito da política. O Papa não evita este compromisso mas sim lança a esse âmbito".

"Muitos dos grandes problemas da América Latina existem, não só por grupos com interesses contrários à justiça ou aos direitos das pessoas, mas também porque os católicos têm deixado espaços vazios e não nos colocamos para mostrar a posição da Igreja", indicou Guerra, de nacionalidade mexicana.

Ao responder a uma pergunta sobre a teologia da libertação, Guerra afirmou que "a Igreja não tem nenhum compromisso partidário com nenhum partido nem de direita nem esquerda. A Igreja não se compromete com nenhuma forma política concreta".

Deste modo recordou que "é necessário completar o ensinamento dos bispos com a ação dos laicos, criando novos modelos econômicos e uma justa distribuição da riqueza que tem que ser orientada com critérios éticos e morais".