Ao referir-se à mensagem do Papa Bento XVI com motivo da 41º Jornada Mundial das Comunicações Sociais, o Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, afirmou que no processo educativo de uma criança é necessário uma formação para o uso correto dos meios de comunicação.

Em seu programa semanal "Chave para um Mundo Melhor", o Prelado explicou que embora o texto papal indica que "estamos tentados de dizer que (os meios) mas bem exercem um influxo não educativo", a mensagem em si "tem um tom nitidamente positivo".

Neste ponto, destacou, o Pontífice traz para colação a mesma frase bíblica que há dois anos o então Bispo Militar, Dom Antonio Baseotto, dirigiu ao Ministro da Saúde, Ginés González, ao advertir as conseqüências de legalizar o aborto.

"É uma frase do Evangelho a respeito da gravidade do escândalo: 'que escandaliza a um destes pequenos mais lhe vale que lhe ponham o pescoço uma pedra de moinho'... a entrevista é incompleta, mas todos conhecemos sua continuação", assinalou, e recordou que sua menção provocou o pedido presidencial da "renúncia do Bispo".

Dom Aguer explicou que neste caso Bento XVI utiliza a frase para referir-se ao uso dos meios. Explicou que "'escândalo' significa pedra de tropeço, armadilha, aquele obstáculo que inca a cair. Entendamos a cair na infidelidade, no pecado". O Arcebispo advertiu que "teríamos que pensar o que significa essa quebra de onda de violência, de banalidade, de perversão sexual que muitas vezes aparece na tela, que efeito fatal vai produzindo nas almas ao longo de horas e horas".

Indicou que em sua mensagem o Papa faz ver "que importante poderia ser o uso dos meios como um caminho de crescimento na percepção da verdade, da bondade, na plasmação da personalidade de um homem ou uma mulher que alcance a plenitude de sua humanidade".

Assinalou também que "o ideal é que os meninos, desde pequenos aprendam a decidir que coisas podem e devem ver e quais não. No fundo, este é o tema chave da responsabilidade moral. Por isso os adultos devem conduzir aos meninos neste caminho de discernimento, que é fundamental para sua formação integral".

"Como se perde o tempo e o dinheiro com programas lamentáveis e corriqueiros na televisão! Esta mensagem do Bento XVI deve servir aos educadores, pais de família, e especialmente aos empresários da indústria mediática para tomar consciência da responsabilidade que devem assumir em relação a estes formidáveis meios", anotou.

A mensagem de Bento XVI pode ser lida em http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/communications/documents/hf_ben-xvi_mes_20070124_41st-world-communications-day_po.html