O Núncio Apostólico no Chile, Dom Aldo Cavalli, assegurou que o Papa João Paulo II segue à frente da Igreja apesar de suas limitações físicas porque não está disposto  desde de sua cruz e confia que Deus é tudo em seu espírito.

Diante de milhares de pessoas reunidas no Santuário da Virgem de Guadalupe no deserto de Calama, Dom Cavalli pediu aos chilenos aceitar os intuitos de Deus ainda quando a razão não os compreenda.

“O Papa tem 84 anos e sofre de uma doença chamada Parkinson. Esta o impede de caminhar e mover-se adequadamente e nos últimos tempos até falar é dificultoso produto desse mal. Levantam-no de madrugada e o deitam ao entardecer, seu corpo não está bem, mas sua mente intacta e limpa. Passa horas orando e está a par de tudo o que acontece no mundo”, indicou Dom Cavalli.

O Núncio relatou que “alguém muito recentemente  lhe disse: ‘Você é líder de mais um bilhão de pessoas e o outro tanto o respeita e escuta, porque não dá lugar a outra pessoa que seja mais jovem e que esteja em melhores condições físicas, por que não aposenta. Não pode ser líder sentado em uma cadeira’”.

“O Papa tomou um crucifixo e disse: ‘Olhem, quando Jesus sofreu e morreu por nós em uma cruz não desceu dela e aceitou a vontade de Deus, eu tampouco desço dela. Sei meus limites, mas quando não somos nada em corpo, Deus é tudo em nosso espírito’”, indicou o Arcebispo diante da impressionada multidão.

Dom. Cavalli reiterou que “devemos então aceitar os intuitos de Deus. Muitas vezes acontecem coisas que são obras dos homens que nos afetam, mas se nos comunicamos com Deus entenderemos qual é o plano de Deus, só por ele podemos entender muitas coisas. Todos os esforços e dores são recompensados e vocês serão recompensados”.