Em um emotivo encontro carregado de intensas participações de distintos jovens que se recuperam de seu vício às drogas, o Papa Bento XVI destacou que "não basta curar o corpo, é necessário adornar a alma com os mais preciosos dons divinos conquistados através do Batismo", em sua mensagem aos membros da comunidade da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá.

Em meio de fervorosas orações e alegres cantos, em um ambiente de especial alegria pela presença do Papa, Bento XVI indicou que "o que confirma a validez do trabalho", do mencionado lugar, "são as conversões, o reencontro com Deus e a participação ativa na vida da Igreja".

"Vamos agradecer a Deus por ter querido colocar tantas almas no caminho de uma esperança renovada, com o auxílio de Sacramento do perdão e da celebração da Eucaristia", expressou.

O Santo Padre assinalou que "a Igreja de hoje deve reavivar em si mesmo a consciência da tarefa de voltar a propor ao mundo a voz daquele que disse: 'Sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas sim terá a luz da vida'".

Ao recordar a passagem do Apocalipse onde o Senhor afirma que "se alguém ouve minha voz e abre a porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo", o Santo Padre afirmou que Deus fez isso "com vocês, Ele o fez através de uma pessoa amiga ou de um sacerdote ou, possivelmente, propiciou uma série de coincidências para dizer que são objeto de predileção divina".

"Mediante a instituição que os alberga –prosseguiu em meio dos aplausos e vivas dos presentes– o Senhor proporcionou esta experiência de recuperação física e espiritual de vital importância para vocês e seus familiares. Além disso, a sociedade espera que saibam divulgar este bem precioso da saúde entre os amigos e membros de toda a comunidade".

Dignidade humana não pode ser espezinhada

"Digo aos que comercializam a droga que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e de adultos de todos os segmentos da sociedade: Deus vai cobrar. A dignidade humana não pode ser espezinhada desta maneira. O mal provocado recebe a mesma reprovação feita por Jesus aos que escandalizavam os 'pequeninos', os preferidos de Deus", afirmou o Papa.

"Meu pensamento vai agora a muitas outras instituições do mundo inteiro que trabalham para restituir a vida, e vida nova, a estes nossos irmãos presentes em nossa sociedade, e que Deus ama com um amor preferencial. Penso também nos muitos grupos de Alcoólicos Anônimos e de Narcóticos Anônimos, e na Pastoral da Sobriedade que já trabalha em muitas comunidades, emprestando seus generosos auxílios em favor da vida", acrescentou.

Depois de reiterar seu pedido de orações pelos frutos e os participantes da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, o Papa disse que "São Frei Galvão e Santa Crescencia amparem e protejam a cada um. A todos vocês abençôo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".

Ao finalizar seu discurso e após ouvir as sentidas palavras de uma jovem que o abraçou ao terminar sua breve declaração, o Santo Padre recebeu a Bíblia da Criança número 10 milhões, uma iniciativa promovida pela organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), e uma imagem da Virgem María, como presente..

Para fechar este especial encontro que o Papa desejou ter, Bento XVI rezou o Pai Nosso com todos os presentes e os abençoou.