Durante a homilia na Missa pela festa de São João de Ávila, o Bispo de Tarazona, Dom Demetrio Fernández González, convidou os sacerdotes à santidade de vida" como "chave para a reforma da Igreja" e indicou que "a oração é condição imprescindível para ser sacerdote e para o exercício do ministério".

"Os Santos são os que verdadeiramente fazem progredir a história e fazem avançar à Igreja. Nossos pecados, entretanto, atrasam a verdadeira reforma", assinalou Dom Fernández aludindo documentos do Concílio Vaticano II.

Refletindo o essencial que é a oração na vida de todo sacerdote disse que "recomendava aos Bispos que não ordenassem sacerdotes a quem não tivesse o dom da oração, exercitada abundantemente", e propôs como exemplo para todo presbítero à Virgem María que "através de sua palavra trouxe para o mundo ao Verbo feito carne".

Dirigindo-se aos seminaristas, mostrou São João de Ávila e a Santa María como "referência para suas vidas e preparação ao sacerdócio" e os exortou a que, apesar das dificuldades nas que se vive atualmente "não é momento de desânimo nem de procurar nossa própria instalação, precisam-se Santos como João de Ávila que estejam dispostos a gastar-se pela Igreja, a amar a Igreja como se ama a uma mãe ou a uma esposa, a trabalhar pelas almas, sentindo a dor que sente uma mãe quando um filho se perde. trata-se de acolher o amor de Cristo, que vai fazendo ter vísceras de pai e de mãe para fiéis que nos confiam. Engendrar filhos espirituais, dá-los a luz e alimentá-los é árdua tarefa, que não admite comodidades nem instalações" demarcou o Prelado.

Dom Fernández recordou que "não faremos avançar à Igreja se a julgarmos como desde fora, se não nos sentirmos filhos da Igreja" e mencionou que a verdadeira reforma se faz desde dentro da Igreja, não desde fora, "tudo isso se realiza em amor à Igreja e em comunhão com seus pastores. João de Ávila e tantos Santos de seu tempo, fecundaram a Igreja de dentro, sofreram e amaram de dentro, e assim construíram a Igreja de dentro", particularizou.

"Olhemos o futuro com esperança, não nos cansemos de pedir a Deus que envie operários a sua colheita e que suscite vocações entre nossos jovens, de entre nossas famílias. A vida cristã é atraente, quando é vivida como São João de Ávila, como os beatos mártires", finalizou.