Os bispos da Província Eclesiástica de Madri chamaram os paroquianos a exercer um voto responsável nas eleições autônomas de 27 de maio, para o qual, explicaram, é necessária uma consciência bem formada segundo os princípios da reta razão e os ensinamentos da Igreja; que permita ao católico escolher entre aquelas opções "compatíveis com a fé e a lei natural".

Através de uma mensagem, os bispos recordaram que ao votar, o católico deve ter em conta certos princípios. Entre eles, explicaram, está "a defesa dos direitos fundamentais da pessoa, sobre tudo o direito à vida em todas suas etapas". Reafirmaram que "o aborto, os métodos anticoncepcionais abortivos e a eutanásia não podem nunca justificar-se em pró de políticas sociais, dados os mencionados direitos".

Além disso, assinalaram, está a defesa da liberdade religiosa, sua valorização e expressão pública; em especial "a católica que configurou nossa história, como um elemento constitutivo da pessoa, que ajuda ao progresso moral e social da comunidade humana".

O texto também recordou o princípio de defesa da família e do verdadeiro matrimônio, assim como o direito dos pais a escolher a educação de seus filhos "segundo suas convicções religiosas e morais".

Os prelados também chamaram a levar em conta "a promoção de uma cultura aberta aos valores morais e religiosos", "a acolhida solidária dos imigrantes e a promoção de uma ordem social justa".

"O exercício responsável pelo voto exige, aos católicos, além disso do conhecimento dos programas eleitorais dos partidos políticos e do atento discernimento das medidas para obtê-los, atuar com uma consciência bem formada segundo os princípios da reta razão e do Magistério da Igreja e, em particular, de sua Doutrina Social", afirmaram.

O comunicado está assinado pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela; o Bispo de Alcalá de Henares, Dom Jesus E. Catalá Ibáñez; o Bispo de Getafe, Dom Joaquín María López de Andujar y Cánovas del Castillo; assim como os bispos auxiliares.

O texto na íntegra se encontra em: http://www.archimadrid.es/noticiasynovedades/comunicados/NP_PEM_27052007.htm