Em uma mensagem dirigida ao Arcebispo Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida, e a outros bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos do Brasil por ocasião do Centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, o Papa João Paulo II pediu ao Brasil recuperar sua identidade cristã.

A mensagem foi lida ontem durante a solene concelebração eucarística no Santuário de Aparecida, presidida pelo enviado especial do Santo Padre, o Cardeal Eugênio Araújo Sales, Arcebispo emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Depois de recordar que foi o Papa São Pio X quem coroou a Nossa Senhora como Rainha do Brasil em 1904, João Paulo II escreve que “este patrocínio de Maria sobre uma nação não é possível sem a cooperação de seus protegidos, mas sim supõe seu livre consentimento, que se renova a cada dia; supõe que se façam dignos dele, encarnado em um compromisso de vida inspirado pelas certezas profundas e sólidas da fé”.

Dirigindo-se em particular aos bispos, o Papa destaca a importância de “assumir com verdadeiro espírito pastoral a antiqüíssima devoção Mariana de seu povo”. “Para que esta devoção seja um caminho para o encontro, na fé, com Deus em Jesus Cristo, depende muito do exemplo dos pastores e dos agentes de pastoral”.

“Ajudem portanto aos fiéis –termina a mensagem do Papa- a viver sua devoção Mariana como um testemunho claro e valente de amor a Cristo, que manifeste a identidade pessoal e comunitária dos católicos, contra o perigo do secularismo e do consumismo, e ao mesmo tempo, favoreça nas famílias a prática das virtudes cristãs. Do mesmo modo, esta devoção ajudará a consolidar os vínculos de comunhão com os pastores da Igreja de Cristo, confrontando a desagregação da fé, tantas vezes fomentada pelo proselitismo das seitas”.