O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, recordou a um nutrido grupo de diplomáticos de países do Oriente Médio e do Mediterrâneo, a importância de um "sincero diálogo entre religiões" e um rechaço a "toda forma de violência, sobre tudo se invoca em nome de Deus, em nome da religião".

O Cardeal fez estas declarações durante a inauguração do curso "A Igreja Católica e a política internacional da Santa Sé", onde participam representantes do Iraque, Irã, Síria, Turquia, Argélia, Albânia, Arábia Saudita, Bahrain, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, entre outros países.

Durante sua intervenção, o Cardeal Bertone expressou a preocupação da Santa Sé pelo conflito que persiste na Terra Santa. Disse que embora "não veja soluções", o Vaticano continuará em seu compromisso por colaborar com todos os meios a disposição.

Ao referir-se ao diálogo inter-religioso, o Cardeal recordou que é uma "via para a paz" verdadeira e duradoura. Acrescentou que não é algo opcional mas sim "uma afirmação que responde a uma exigência profunda".

"Não podemos renunciá-lo. Pelo contrário, é um compromisso por parte de todos, é um compromisso pela construção da paz, pela promoção dos direitos humanos" , afirmou.

Nesse sentido, o representante vaticano reafirmou que o Papa Bento XVI está interessado em fortalecer a comunicação "entre cristãos e muçulmanos", a qual "não pode reduzir-se a uma eleição temporária".