O Arcebispo de Pamplona-Tudela, Dom Fernando Sebastián Aguilar, desmentiu uma vez mais as versões jornalísticas que o acusam de apoiar a certos partidos políticos e reiterou que "nunca recomendei o voto a nenhum partido. Nem apoiaria nunca a nenhuma organização que não respeitasse claramente a liberdade e os direitos da pessoa e da sociedade".

"Quem dá outro significado a minhas palavras, ou não têm lido meu texto ou o estão interpretando com muito pouco acerto", expressou o Prelado, Referindo-se à conferência que ofereceu em março passado.

Através de um comunicado, Dom Sebastián recordou que naquela ocasião afirmou que "na situação atual os católicos não encontram nenhum partido que resulte cômodo porque nenhum assume a doutrina social da Igreja em sua totalidade".

"Há alguns partidos que querem recolher integralmente a doutrina social católica, mas têm um valor meramente testemunhal. Esta menção está incluída não no compartimento que se refere ao voto, mas sim no seguinte, referido aos critérios morais que devem ter em conta os cristãos para participar de partidos não confessionais. Fique claro que, para mim, como o tenho escrito muitas vezes, a moral social católica implica sempre o pleno respeito à liberdade e aos direitos da pessoa e da sociedade", expressou.

O Prelado também recordou que "a Igreja não pede, nem recomenda partidos confessionais", mas sim respeitem a moral natural, fundamentada na reta razão, "e que poderiam ser apoiados por muitos cidadãos, católicos e não católicos, religiosos e não religiosos". Explicou que no caso de não existir, "vemo-nos obrigados a votar no partido que nos parece melhor, tendo em conta os aspectos morais".

Do mesmo modo, assinalou que em sua breve instrução intitulada "Votar em consciência", tampouco recomendou "o voto a favor de um partido determinado", mas sim explicou que cada pessoa deve "elaborar sua própria decisão", tendo em conta "importantes aspectos morais implicados nos diversos projetos políticos. Não todos são iguais do ponto de vista moral".

Dom Fernando Sebastián expressou seu desejo de que estas explicações sirvam "para atender o direito a uma boa informação de todos, mas especialmente dos membros da Igreja católica em Navarra".

A íntegra está em http://www.iglesianavarra.org/ARZOBISPO 2007/080507_Selevantalaveda.htm

A carta "Votar em consciência" pode ser lida em http://www.iglesianavarra.org/ARZOBISPO%202007/270407_Votarenconciencia.htm