A Universidade Hebréia de Jerusalém anunciou o achado da tumba do rei Herodes, o personagem bíblico que ordenou a matança de todos os meninos menores de dois anos de Belém, em seu afã por acabar com a vida do pequeno Jesus.

Em declarações a imprensa, o catedrático Ehud Netzer explicou que de acordo às escavações, a sepultura foi profanada e o mausoléu quebrado, talvez em um gesto de ira durante a grande revolta judia contra o império romano ocorrida no século I.

O descobrimento se produziu na zona arqueológica conhecida como Herodium, perto de Jerusalém. O catedrático indicou que graças aos vestígios e provas encontradas, não é necessário recorrer ao carbono 14. "Resulta desnecessário recorrer ao carbono 14, pois esta prova só se usa quando não há outros indícios da antigüidade de uma peça", afirmou.

Herodes nasceu no ano 73 a.C. no povoado de Ashkelon, ao sul de Tel Aviv. Declarou-se judeu a pesar que seus pais não serem. Foi nomeado governador da Galiléia à idade de 25 anos.

O Evangelho de São Mateus assinala que Herodes, declarado "rei dos judeus" pelo Senado romano, ordenou matar aos meninos menores de dois anos de Belém em sua tentativa por não encontrar com o menino Jesus. Esta matança dos inocentes se recorda a cada 28 de dezembro.