O Santo Padre começou a segunda jornada de sua viagem apostólica ao Brasil com a celebração da Eucaristia, em privado, na Capela do Mosteiro de São Bento desta cidade.

Às 10:30 a.m. (hora local) o Papa efetuará uma visita de cortesia ao Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no palácio dos Bandeirantes, residência do Governador do Estado de São Paulo. De retorno ao Mosteiro de São Bento, reunir-se-á com os representantes de outras confissões cristãs e outras religiões presentes no Brasil.

Bento XVI almoçará com o Presidente, o Vice presidente e o Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos Católicos do Brasil (CNBB), respectivamente os arcebispos Geraldo Lyrio Rocha, de Mariana; Luiz Soares Vieira, de Manaus e Dom Dimas Lara Barbosa, Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, e com quem o acompanha desde Roma.

Pela tarde, o Papa se encontrará com 60 mil jovens no Estádio Municipal do Pacaembu e em seguida voltará para o Mosteiro de São Bento para jantar e passar a noite.