Durante a proclamação do Regina Caeli deste domingo, o Papa João Paulo II referiu-se à Jornada Mundial das Comunicações Sociais, e pediu às famílias que utilizem os meios massivos “com sabedoria e prudência”.

Ao referir-se ao tema deste ano, “A Mídia e a Família: um risco e uma riqueza”, o Pontífice indicou que   “graças às modernas tecnologias, muitos núcleos familiares podem acessar diretamente aos  vastos recursos da comunicação e da  informação, de enriquecimento cultural e crescimento espiritual”.

Entretanto, o Papa também advertiu que os meios “podem trazer grave dano à família, quando apresentam uma visão inadequada e inclusive distorcida da vida , da própria família, da religião e da moral”.

Por isso, acrescentou, “é necessário aprender a utilizá-los com sabedoria e prudência”.

“É um dever –continuou o Santo Padre- que corresponde antes de tudo aos pais, responsáveis por uma educação sadia e equilibrada dos filhos”. “É uma tarefa que também envolve as instituições públicas, chamadas a aplicar procedimentos e regulamentações adequadas para garantir que os meios de comunicação social serõ sempre respeitosos da verdade e do bem comum”.

O Papa concluiu invocando a intercessão de Maria para que o Espírito Santo “ajude a quantos operam no setor das comunicações sociais a desenvolver seu trabalho com autêntico ardor apostólico”.