A expectativa se incrementa conforme se aproxima o momento em que o Papa Bento XVI faça sua chegada ao aeroporto internacional de São Paulo-Guarulhos previsto para 16:30 (hora do Brasil), depois de ter partido da Itália nesta manhã às 9:00 (hora de Roma) e ter percorrido 9.477 quilômetros em doze horas e meia de vôo.

O Santo Padre viaja acompanhado pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; um dos presidentes da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina; o Ex-arcebispo de São Paulo e atual Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes; e o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos –que pronunciará a petição no rito de canonização de Frei Galvão– , Cardeal José Saraiva Martins.

Depois de ser recebido pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Pontífice pronunciará um discurso durante a cerimônia de boa-vinda. Posteriormente, transladar-se-á em helicóptero ao Campo de Marte, em São Paulo, onde será recebido pelas autoridades locais.

Em seguida, às 18:00 se transladará em papamóvil ao Mosteiro de São Bento, onde pernoitará durante sua estadia nesta cidade. Depois de um momento de oração na capela do mosteiro, o Papa saudará e abençoará do balcão às pessoas ali reunidas.

Esta viagem apostólica, que se prolongará até o dia 14 de maio, é o sexto e primeiro intercontinental de Bento XVI. Prolongar-se-á até o dia 14 de maio, depois de inaugurar, no sábado dia 13 de maio, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe no Santuário Mariano de Aparecida, no estado de São Paulo.