Lourdes Pérez, mãe de quatro filhos em idade escolar, converteu-se na primeira pessoa na Cataluña (Espanha) em apresentar um formulário de objeção de consciência frente à controvertida disciplina de Educação para a Cidadania, que dezenas de milhares de espanhóis denunciam como um programa de "conscientização" socialista.

O caso de objeção de consciência, conforme informou Profissionais pela Ética da Cataluña, apresentou-se no Colégio Jesus-Maria Sant Andreu  de Barcelona.

Lourdes Pérez assinala que apresenta objeção de consciência para que seus filhos não recebam essa disciplina precisamente porque quer que seus filhos sejam bons cidadãos. "Esta disciplina não os fará melhores cidadãos mas sim os doutrinará em função dos critérios morais e ideológicos do Governo de volta; agora, o atual da Generalitat. E não é uma opção livre mas sim uma imposição que não podemos consentir", assinalou a mãe de família.

Segundo fontes de Profissionais pela Ética, em Aragón se produziu também o primeiro caso de objeção de consciência frente à Educação para a Cidadania embora neste caso os pais preferiram  não difundir sua identidade publicamente para evitar represálias do governo.