Diante de uma nutrida quantidade de paroquianos e autoridades políticas e institucionais da região reunida na Basílica de Covadonga para celebrar à  Santa Padroeira dentro dos atos comemorativos do Dia de Astúrias, o Arcebispo de Oviedo, Dom Carlos Osoro, advertiu do problema de desumanização que sofre a sociedade que prescinde de Deus.

Durante a Missa em honra à Virgem de Covadonga, La Santina, Dom Osoro disse que “se pode constatar que a sociedade se desumaniza sem Deus. Sem esse Deus, que se aproxima do homem, sem deixar de ser Deus".

Do mesmo modo, Dom Osoro manifestou à Padroeira de Astúrias, La Santina de Covadonga, o desejo de que "as pessoas de boa vontade se esforcem por viver em uma fé cristã", e não fiquem nos assuntos que são secundários em um momento em que a sociedade sofre desigualdades e se vê imersa em correntes anti-religiosas.

Depois da missa, a imagem de La Santina foi transladada novamente da Basílica até a caverna onde recebeu a visita de numerosos devotos.

Depois da celebração litúrgica, os representantes da Igreja e de diversas instâncias políticas, entre os quais destacou a presença do presidente do Principado, Vicente Álvarez Areces, mantiveram um encontro no Real Sítio.

Em Oviedo se realizou uma plenária extraordinária na Junta Geral do Principado e a tradicional entrega de medalhas do Principado. Entre os premiados, estavam os asturianos vítimas dos atentados de 11-M.