O Foro Espanhol da Família empreendeu uma maciça campanha de assinaturas para impulsionar iniciativas legislativas populares nas 17 comunidades autônomas que exista uma lei que brinde apoio às mulheres que ficam grávidas de modo imprevisto e queiram alternativas ao aborto.

O Presidente do Foro da Família, Benigno Blanco, explicou que a iniciativa consiste em que cada comunidade autônoma da Espanha disponha de uma rede solidária com fila de lei de apoio às mulheres com uma gravidez crítica para "oferecer assessoria e ajuda sobre todas as alternativas que pudessem existir frente ao aborto".

"Trata-se, em conseqüência, de que nenhuma mulher se veja abocada ao aborto porque não encontra a solidariedade necessária para confrontar os problemas derivados de uma gravidez imprevista", adicionou.

A iniciativa, que propõe um  texto legislativo igual para todas as comunidades autônomas, está sendo apresentando nas diversas regiões e não no legislativo nacional porque "este assunto está relacionado com as competências autônomas assistenciais, de serviços sociais e sanitários".

A campanha de assinaturas do Foro Espanhol da Família  já começou em Navarra, Murcia, Comunidade Valenciana, Aragón, Castilla e Lión, Galicia, Madri e Canarias e próximo o fará no resto de autonomias.

O Foro vem impulsionando a campanha junto com o Redmadre  www.redmadre.es