A poucas horas da chegada do Papa Bento XVI ao Brasil, em que constitui sua primeira visita a América Latina, finalizam os detalhes para receber ao Santo Padre.

O Mosteiro de São Bento acolherá o Papa em sua visita ao Brasil. Nos últimos dias, o movimento foi constante com tarefas de pintura, acertos de tecidos e flores.

Do mesmo modo, finalizam os detalhes do altar no Campo de Marte onde o Papa canonizará Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, e no estádio do Pacaembu, onde se reunirá com milhares de jovens.

Sobre este último encontro, o jornalista italiano Ignazio Ingrao antecipou à BBC que se espera um discurso "muito mais exigente, principalmente, do ponto de vista moral. O Papa está tratando de construir uma relação nova, diferente com a juventude. Diz coisas difíceis, mas usa palavras simples com grande poder comunicativo".

Em Aparecida o trabalho é também intenso. Esta pequena cidade que acolhe o santuário do mesmo nome receberá neste fim de semana ao Bento XVI. A cidade, de oito mil habitantes, receberá também todos os participantes da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, motivo central da viagem papal.

No santuário Mariano se encontra a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, uma Virgem morena que é considerada a mãe de todos os brasileiros.

Expectativa

Nas ruas de São Paulo se percebe grande expectativa pela chegada do Papa. A sala de imprensa já começou a distribuir as credenciais entre as centenas de jornalistas que chegaram de todo o mundo para cobrir o evento.

"Espero que o Papa possa trazer um pouquinho mais de paz para o país. Porque temos muita violência e falta de valores. Isso é o que esperamos, que traga paz. Os brasileiros estão muito contentes de que o Papa esteja aqui no Brasil", sustenta Simone Castro de Souza, uma fiel de 29 anos.

Leandro Martins, um laico de 25 anos, compartilha esta idéia. "É muito bom que o Papa nos visite porque o Brasil é um povo de maioria católica e de muita tradição católica. Os brasileiros estão indo a Aparecida e espero que possamos melhorar nossos valores que fomos perdendo ao longo dos anos", afirma.

Para outros, como Ana Claudia Caili, de 33 anos, a chegada de Bento XVI traz lembranças. "É muito bom que o Papa Bento XVI  venha pela primeira vez ao Brasil, já que João Paulo II veio quando eu era muito pequena mas o recordo com muita alegria. Este Papa traz muita esperança a nosso país", manifesta.