Em encontro com o Santo Padre, Lula afirmou hoje que irá discutir a ação social da Igreja e maneiras para levar ao mundo as "boas políticas públicas" feitas no Brasil. Este encontro será realizado na próxima quinta-feira.

"Discutir com o Papa as políticas sociais que estamos fazendo no Brasil para que ele, como a pessoa mais importante da Igreja Católica, possa ajudar a disseminar essas boas políticas públicas para o mundo, onde a Igreja Católica tem um papel importante", disse o presidente ao G1.

Lula disse também que "depois que assumi a Presidência da República, nós temos feito várias políticas públicas que são resultado do aprendizado que eu tive quando militava nos movimentos sociais ligados à Igreja Católica. Nós temos uma relação muito boa."

O Presidente Lula crê que Dom Cláudio Hummes teria um papel importante na relação entre o Papa e o governo brasileiro. "Dom Cláudio Hummes é uma pessoa que conhece a fundo os problemas sociais brasileiros. Não só porque foi bispo do ABC quando nós começamos as greves em 1978, como participou ativamente na solidariedade ao povo que lutava por habitação nesse país, como foi solidário aos sem-terra", destacou Lula.

Sobre a canonização de Frei Galvão disse: "É algo muito forte que certamente vai revigorar a fé do povo. O povo brasileiro é um povo de muita fé, um povo que tem uma participação muito forte na religião. Penso que o fato de termos o primeiro santo brasileiro, eu acho que renova essa fé, renova a força do povo católico brasileiro."