O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, chamou os jovens a procurar, em todos os lugares onde se encontrem, a aqueles que rechaçam a mensagem de Cristo, "embora cheguem a nos rechaçar com ameaças e insultos".

Durante seu discurso breve na Cadeia COPE, por motivo da Jornada Mundial de Oração pelas Vocações e da Festa de São José Operário, o Cardeal se referiu à Missão Jovem empreendida em Madri, a qual foi concebida e é vivida "como uma ocasião extraordinária para que ressone entre os jovens de Madri a voz do Bom Pastor", tanto entre eles que o seguem, como aqueles que fogem "e não querem saber nada d'Ele".

Nesse sentido, o Arcebispo convidou a escutar o chamado do Senhor para ser discípulos. "Esta Missão Jovem, e toda missão na Igreja, necessita de jovens dispostos a gastar tudo o que são a favor de Cristo e destes irmãos, necessitados do mais importante: da verdade, da esperança e do amor em suas vidas. Jovens dispostos a deixar-se enviar pelo Senhor", afirmou.

Do mesmo modo, o Cardeal Rouco disse que "a oração pelas vocações nos desvela deste modo como uma imperiosa necessidade para 'fazer pulsar o coração da Igreja' em nosso tempo e em Madri". Acrescentou que "o mundo do trabalho e da empresa são lugares e situações de vida que afetam à juventude com uma especial gravidade", por isso sair a seu encontro é "um compromisso iniludível".

Finalmente, chamou a pedir a Maria "que desperte no coração de seus filhos e filhas a vontade de seguir Jesus Cristo, incondicionalmente, pelo caminho da vocação sacerdotal e da vida consagrada a fim de que os jovens de Madri sejam evangelizados de novo: com novo ardor e pelos caminhos sempre antigos e sempre novos do testemunho dos Santos e mártires de nosso tempo".

O íntegra do discurso breve se encontra em http://www.archimadrid.es/princi/menu/vozcar/vozcar.htm