Depois da recente aprovação da lei que despenaliza o aborto no país face à grande oposição apresentada, a Comissão Episcopal do Laicado e Família do Episcopado português anunciou a realização da Semana da Vida 2007 de 13 a 20 de maio de próximo cujo lema será "Felicidade humana – preocupação de Deus".

Esta iniciativa, que se repete desde 1994, busca "suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e a sociedade, o reconhecimento do sentido do valor da vida humana em todos seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial nos perigos do aborto e a eutanásia", conforme explica a nota que dá a conhecer o evento.

"É necessária a promoção de iniciativas que fomentem em nosso país uma verdadeira cultura de vida", assinala o comunicado.

Do mesmo modo, chamam atenção para a "acentuada mutação cultural no povo português, marcada pela ausência de valores éticos fundamentais, lacunas na orientação da formação da inteligência, individualismo no uso da liberdade e a busca da verdade, e a relativização dos valores e princípios que afetam a vida das pessoas e a sociedade".

Por isso, a Comissão Episcopal do Laicado e Família chama a celebrar a Semana da Vida 2007 "procurando o crescimento na fé, base sólida da formação da consciência e a promoção da criatividade e ousadia necessárias na participação da vida da Igreja e a sociedade".

Para acessar ao material disponível para este evento, visite o site: http://www.ecclesia.pt/semanadavida2007