Ao receber nesta segunda-feira às delegadas da União Internacional das Superioras Gerais, o Papa Bento XVI convidou às religiosas do mundo a priorizar em suas vidas a intimidade com o Senhor Jesus.

'A União', que reúne às superioras de 794 famílias religiosas femininas dos cinco continentes, está reunida em Roma em sua reunião plenária, cujo tema é: "Chamadas a tecer uma nova espiritualidade que gere esperança e vida para toda a humanidade".

O Pontífice assinalou em seu discurso que toda superiora geral deve ser "promotora e animadora" de "uma vida consagrada mística e profética, fortemente comprometida na realização do Reino de Deus".

"Estes são os 'fios' com os quais o Senhor impulsiona a 'tecer' hoje o tecido vivo de um proveitoso serviço à Igreja e de um eloqüente testemunho evangélico 'sempre antigo e sempre novo', fiel a radicalidade do Evangelho e corajosamente encarnado na realidade contemporânea, especialmente onde existe mais pobreza humana e espiritual", disse o Santo Padre.

"Só da união com Deus nasce e se alimenta o papel 'profético' de sua missão, que consiste no 'anúncio do Reino dos céus', anúncio indispensável em todos os tempos e em todas as sociedades".

Bento XVI exortou as religiosas a não ceder "à tentação de afastar da intimidade com seu Marido celestial, deixando atrair excessivamente pelos interesses e os problemas da vida cotidiana". O Papa as animou a imitar seus fundadores e fundadoras, que "seguindo o exemplo de Jesus se esforçaram por comunicar com as palavras e os gestos concretos o amor de Deus através do dom total de si, mantendo sempre o olhar e o coração fixos nele".

"Que sua preocupação prioritária seja ajudar a suas irmãs a procurar em primeiro lugar a Cristo e a servir com generosidade o Evangelho. Não lhes cansem de dedicar tempo à formação humana, cultural e espiritual das pessoas que lhes confiaram, para que sejam capazes de responder aos desafios culturais e sociais de hoje. Sejam as primeiras a dar o exemplo em fugir das comodidades para levar a cabo a missão", disse o Papa.

O Santo Padre pediu também às religiosas que compartilhassem "as riquezas" de seus carismas "com os que estão comprometidos na única missão da Igreja, que é a construção do Reino".

"Cultivem, além disso, uma sincera comunhão e uma leal colaboração com os bispos, primeiros responsáveis pela evangelização nas Igrejas particulares", concluiu o Pontífice.