O Papa Bento XVI sustentou um diálogo qualificado de "frutífero" em torno do esforço de paz no Oriente Médio com o Ex-presidente da República Islâmica do Irã, Seyyed Mohammad Khatami, conforme divulgou hoje a Santa Sé.

Khatami se reuniu com o Pontífice e em seguida se encontrou com  o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

Conforme assinalou a Sala de Imprensa do Vaticano, "durante as conversas se falou da importância de um sereno diálogo entre as culturas, com o fim de superar as graves tensões que marcam nosso tempo e promover uma frutífera colaboração a serviço da paz e do desenvolvimento de todos os povos".

"Também trataram das condições e dos problemas das comunidades cristãs no Oriente Médio e no Irã".

"Por isso concerne à situação do Oriente Médio se feito insistência na necessidade de iniciativas fortes por parte da comunidade internacional -como nestes dias, no encontro de Sharm-el-Sheikh- para dar início a uma negociação séria, que tenha em conta os direitos e os interesses de todos, no respeito da legalidade internacional e com a consciência de que é necessário reconstruir a confiança recíproca", adiciona a nota de imprensa.

Durante a reunião de Sharm-el-Sheikh, que tem o Egito como anfitrião, a Secretária de Estado norte-americana Condoleeza Rice pela primeira vez há sustentou um intercâmbio formal com seus pares da Síria e do Irã.