Diplomáticos de cerca de vinte países islâmicos do mediterrâneo e Oriente Médio participarão de 7 a 27 de maio do curso "A Igreja Católica e a política internacional da Santa Sé", promovido pela Fundação da Universidade Gregoriana e o Instituto Internacional Jacques Maritain, com o fim de contribuir na formação de mediadores nas relações entre estados.

O curso se desenvolverá primeiro em Roma, de 7 a 20 de maio, e em seguida em Turim, de 21 a 27. Será inaugurado pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone; e pelo Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino.

"O objetivo do curso é apresentar as instituições da Igreja Católica e a política internacional da Santa Sé a diplomáticos da região mediterrânea e do Oriente Médio, com o propósito de contribuir à formação de figuras chave de mediadores nas relações com os estados, os povos e as culturas. Com o desejo de favorecer um melhor conhecimento entre os povos e as religiões no difícil contexto atual", expressaram os organizadores durante a apresentação do evento na sede da Rádio Vaticano.

Informou-se que participarão representantes do Irã, Iraque, Síria, Turquia, Argélia, Albânia, Arábia Saudita, Bahrain, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait, Líbano, Marrocos, Montenegro, Liga Árabe e Liga das Universidades islâmicas.

Entretanto, por motivos de organização, não estarão os diplomáticos da Autoridade Nacional Palestina, Qatar e Yemén. Do mesmo modo, Omán e Tunísia, que foram convidados, rechaçaram participar.