O Arcebispado de Porto Montt exigiu à imprensa chilena respeitar a honra de um sacerdote local que foi acusado de perseguir sexualmente a uma menor, mas que assegura ser inocente.

Embora os tribunais ainda não provaram a culpabilidade do sacerdote, os meios locais o dão por responsável sem mais prova que a palavra da mãe da menor.

No comunicado oficial, o Arcebispado sustenta que o Arcebispo de Porto Montt, Dom. Cristián Caro Cordero, soube da denúncia que afeta o Padre Nelson González Andrade, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, localidade, e professor de Religião do mesmo Estabelecimento Educacional.

“O Arcebispo conversou pessoalmente com o Pe Nelson González Andrade, que jurou perante  Deus não ter cometido semelhante abuso. Mais ainda, o próprio sacerdote com seu advogado foi ao Ministério Público, exigindo investigar, e serão os tribunais de justiça que devem se pronunciar”, sustenta o texto.

Do mesmo modo, o Arcebispo lamentou “a situação à qiaç se vê enfrentado o sacerdote, principalmente porque ao  ventilar-se estes fatos através dos meios de comunicação social, automaticamente -sem sequer ter passado pelos tribunais de justiça- condena-se a uma pessoa, danificando sua imagem, embora fora inocente dos fatos que lhe imputam. Os recentes acontecimentos nacionais assim o demonstram”.

O Arcebispo pediu aos fiéis e a todas as pessoas de boa vontade, “orar pelo esclarecimento desta situação e esperar o resultado das investigações dos  oficiais”.