O Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Porras, presidente da Comissão Episcopal de Cultura e Meios, lamentou o afastamento da concessão de Rádio Caracas Televisão (RCTV) e considerou que “há um cerco cada vez maior frente às possibilidade de dissentir, opinar e ver as coisas”.

“O Estado não pode virar o dono e amo de toda a ética e a regulamentação, certamente deve regular todas estas políticas, mas se houver algum campo no qual devem intervir outros setores da sociedade é neste, para que sejam os que julguem a conveniência ou não em um momento determinado de tirar uma concessão, impôr uma multa ou tirar algum programa, necessariamente sejam outros setores e não simplesmente o Estado”, assinalou o Arcebispo em declarações difundidas por União Radio.

Do mesmo modo, explicou que “estamos em um país onde há impossibilidade quase total de opinar sobre algo e que há uma imposição do jeito de ver e ser”.

“A nível de imprensa, televisão e meios em geral o governo não só aumentou a posse que tem, mas também aumentou a invasão que significam as cadeias diárias, simplesmente para mostrar as bondades em uma campanha publicitária”, indicou.