Vida Humana Internacional (VHI) denunciou que entre os fatores que influiram na despenalização do aborto no México Df estão “os milhões de dólares americanos que várias fundações anti-vida” subministraram a grupos abortistas mexicanos, com o único propósito de destruir a cultura da vida”.

Através de uma nota, VHI informou que “o grupo feminista de ideologia abortista, GIRE, recebeu mais de 5 milhões de dólares entre 1999 e o 2004 para obter este propósito. A associação membro da internacional abortista IPPF, MexFam, recebeu 3,4 milhões de dólares entre o 2000 e o 2004. Em outras palavras, os dólares do EUA compraram esta mortal decisão”, a despenalização no Df.

Ante isso, o presidente do VHI, Pe. Thomas J. Euteneuer, assinalou que a terça-feira 24 “já está sendo conhecida como a terça-feira Negra’ em Cidade do México”. Advertiu que “os imperialistas da morte” estão “assaltando os valores católicos da América Latina” e se fortaleceram “com este catastrófico voto”.

Apesar disso, agradeceu a Deus “pelo valor dos bispos mexicanos, quem informaram aos congressistas que incorreriam na excomunhão automática” do momento em que se aborte o primeiro bebê.