A Conferência de Bispos Católicos da Nigéria (CBCN) condenou junto com distintas organizações internacionais de direitos humanos as recentes eleições presidenciais que se realizaram em um clima de violência e nas que resultou ganhador Alhaji Umar Musa Yar’Adua.

Em uma recente declaração, os prelados nigerianos assinalaram que “os informes de nossos observadores indicam que novamente falhamos ao tratar de realizar eleições livres, justas e acreditáveis. Os informes de todo o país demonstram que o mandato do povo foi opacado, traumatizado e brutalizado”.

Por sua parte, alguns observadores internacionais criticaram a escassez de balotas para a votação, que tenha começado muito tarde, o tamanho das ânforas, a intimidação aos votantes em muitos lugares e a compra de votos.

Diante os chamados de distintos setores para manter a calma, aconteceram-se uma série de episódios violentos, especialmente em Kano, ao norte do país, onde alguns manifestantes tomaram as ruas, queimaram pneumáticos e se enfrentaram com a polícia local.