Os parlamentários do Partido Ação Nacional (PAN) na Assembléia Legislativa de Guanajuato lançaram uma ofensiva legal para evitar que a despenalização do aborto no Distrito Federal se repita em seu estado.

A fração do PAN propôs incluir na Constituição Política de Guanajuato um parágrafo ao artigo 1 no que se diga o seguinte: “Para os efeitos desta Constituição e das leis que dela emanem, pessoa é todo ser humano desde sua concepção até sua morte natural; e o Estado lhe garantirá o pleno gozo e exercício de todos seus direitos”.

 “Os integrantes do grupo parlamentário do Partido Ação Nacional estamos convencidos de que o embrião está investido de dignidade humana e portanto merece respeito a sua vida e tem direito à identidade e à proteção do Estado. Pela mesma razão não deve ser objeto de manipulação nem de agressões que o conduzam a sua destruição”, expressaram os congressistas na exposição de motivos.

Por sua parte, o parlamentário Antonio Ramírez Vallejo explicou que todos os seres humanos têm o direito à vida. “Não importa que sejamos anciões, adultos, jovens, adolescentes, crianzas, bebês, bebês recém-nascidos, nascituros, fetos, embriões ou zigotos. Independentemente da etapa de desenvolvimento em que nos encontremos, não deixamos de ter a essência humana e a correspondente dignidade que merece todo o respeito”, indicou.