Esta manhã na Basílica de São Pedro, o papa Bento XVI presidiu a Santa Missa na qual conferiu o Sacramento da Ordem a 22 diáconos da diocese de Roma e exortou a todos os sacerdotes a realizar a sua vocação se aproximando do altar, “a vossa escola quotidiana de santidade, de comunhão com Jesus, do modo de entrar em Seus sentimentos”.

Nesse IV Domingo de Páscoa, dedicado ao Bom Pastor, no qual se celebra a 44ª. Jornada mundial de oração pelas vocações, o Santo Padre comentou durante a sua homilia a leitura litúrgica afirmando que “Jesus fala de si como Bom Pastor que dá a vida eterna pelas suas ovelhas, por nós, se imolando na Cruz. Ele conhece às suas ovelhas e suas ovelhas o conhecem, como o Pai o conhece e Ele conhece ao Pai”.

“Não se trata de um simples conhecimento intelectual, senão de um relacionamento pessoal profundo; um conhecimento do coração, próprio daquele que ama e de quem é amado, de quem é fiel e de quem sabe que por sua vez pode confiar; um conhecimento de amor em virtude do qual, o pastor convida aos seus a segui-lo, e que se manifesta plenamente no dom que lhes faz: à vida eterna”, indicou o Pontífice.

Para o Papa, esta profunda intimidade espiritual com Cristo, o poder de entrar “nos seus sentimentos”, se alimenta sobretudo com a quotidiana “escola de santidade” do altar, a Eucaristia. É dai que brota o serviço da Palavra, da reconciliação.

O Pontífice se dirigiu aos ordenandos lhes dizendo que “a certeza de que Cristo não nos abandona e de que nenhum obstáculo poderá impedir a realização de seu universal desígnio de salvação, seja para vós motivo de constante consolo – também no dia da dificuldade- e de total esperança”.

“O Sacramento da Ordem que estão prestes a receber, vos fará partícipes da mesma missão de Cristo; estareis chamados a espalhar a semente de sua Palavra –a semente que porta em si o Reino de Deus-, a dispensar a divina misericórdia e a nutrir aos fiéis na mesa de seu Corpo e de seu Sangue”.

“Para ser seus valiosos ministros –prosiguió o Pontífice– devereis alimentar-vos incessantemente da Eucaristia, fonte e cume da vida cristã. No altar descobrirão cada vez mais a riqueza e ternura do amor do Divino Mestre, que hoje vos chama a uma mais íntima amizade com Ele”.

“Cada um de vós, queridos ordenandos, contará com a ajuda de Jesus, o Bom Pastor, prestes a dar, se for necessário, também a vida por Ele”, resgatou.

Mais adiante, e fazendo menção à Jornada Mundial de oração pelas vocações, o Papa pediu para rezar “por todos os que são escolhidos para essa alta missão e vos acompanhe a orante comunhão de todos os fiéis. Rezemos em cada paróquia e comunidade cristã, pela atenção das vocações e pela formação dos sacerdotes: esta começa na família, continua no seminário e compromete a todos aqueles que têm muito presente a salvação das almas”.

“Acompanhemos estes irmãos nossos no Senhor, com a nossa espiritual  solidariedade. Rezemos para que sejam fiéis à missão a qual o Senhor os chama, e estejam preparados para renovar a cada dia seu “Sim“ a Deus, seu “Aqui eu estou!" Sem reservas!
Finalmente, Bento XVI pediu ao “dono da mense, nesta jornada pelas vocações, que continue suscitando muitos e santos presbíteros, totalmente entregados ao serviço do Povo cristão”.

Onze dos novos presbíteros, entre o quais teve um do Peru e outro da Polônia, realizaram seus estudos formativos no Seminario Romano Maior, oito no Redemptoris Mater, um no Divino Amor, um –que será incardinado em Santo Domingo (República Dominicana) – no Seminario Capránica, e um no seminário dos Legionários de Cristo.
Concelebraram a Eucaristia com Bento XVI, o Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, os Bispos Auxiliares, os Superiores dos Seminários mencionados e os párocos dos ordenandos.