A Santa Sé apresentou hoje os "Lineamenta", primeiro esboço temático, da 12º Assembléia Geral Ordinária, que se celebrará no Vaticano do 5 a 26 de outubro de 2008, sobre o "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja".

O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, o Arcebispo Nikola Eterovic apresentou em uma conferência de imprensa o documento que consta de uma introdução, três capítulos e uma conclusão e inclui um questionário relacionado com os argumentos tratados para sua reflexão na comunidade eclesiástica.

Na introdução se lê que este sínodo, em continuidade com o precedente, celebrado em outubro 2005, sobre "A Eucaristia: fonte e cume da vida e da missão da Igreja", tem como objetivo "iluminar o intrínseco elo entre a Eucaristia e a Palavra de Deus. Este é o motivo profundo e ao mesmo tempo o fim primário do Sínodo: encontrar plenamente a Palavra de Deus em Jesús Cristo, presente na Escritura e na Eucaristia".

A Assembléia de 2008 se propõe, prossegue a introdução, "contribuir a iluminar aqueles aspectos fundamentais da verdade sobre a Revelação, como são a Palavra de Deus, a Tradição, a Bíblia, o Magistério, que impulsionam e garantem um válido e eficaz caminho de fé; acender a estima e o amor profundos pela Sagrada Escritura, fazendo que os fiéis tenham ‘fácil acesso’ a ela; renovar a escuta da Palavra de Deus, no momento litúrgico e catequístico, especialmente com o exercício da ‘Lectio Divina’, devidamente adaptada às diversas circunstâncias; oferecer ao mundo dos pobres uma Palavra de consolo e esperança".

O primeiro capítulo, "Revelação, Palavra de Deus, Igreja", refere-se à necessidade da Revelação para a pessoa; Tradição e Escritura na Igreja: um só depósito sagrado da Palavra de Deus e a tarefa necessária e delicada de interpretar a Palavra de Deus na Igreja.

O segundo capítulo, "A Palavra de Deus na vida da Igreja", recorda que a Igreja nasce e vive da Palavra de Deus e que o Povo de Deus se alimenta dela de diversas maneiras.

O último capítulo, "A Palavra de Deus na missão da Igreja", ressalta que a Palavra de Deus deve estar sempre ao alcance de todos e que é graça de comunhão entre os cristãos e luz para o diálogo inter-religioso.

Na conclusão o texto ressalta que "o elemento fundamental para o encontro do ser humano com Deus é a escuta religiosa da Palavra de Deus".

Durante a apresentação, e depois de valorar os resultados positivos da constituição dogmática "Dei Verbum" do Concílio Vaticano II, o Prelado assinalou que, entretanto, "há algumas questões que permanecem abertas e problemáticas como a ignorância sobre a doutrina da Revelação e da Palavra de Deus, o desapego de muitos cristãos pela Bíblia". Do mesmo modo, o Arcebispo sublinhou que "a assembléia sinodal terá um objetivo eminentemente pastoral".

Finalmente, o Subsecretário do Sínodo dos Bispos, Dom Fortunato Frezza, afirmó  que os Lineamenta podem considerar-se "um gesto ativo e eficaz para apurar a "recepção do Concílio, para a qual tudo depende da correta interpretação ou de sua correta hermenêutica, da correta chave de leitura e aplicação", como exercício daquela "hermenêutica da reforma, da renovação dentro da continuidade do único sujeito-igreja, que o Senhor nos deu; é um sujeito que cresce no tempo e se desenvolve, mas permanecendo sempre o mesmo, único sujeito do Povo de Deus a caminho".